Com preocupações sobre demanda, petróleo tomba mais de 2% hoje e tem pior semana em quase um ano
Petróleo cai mais de 2% hoje, com preocupações sobre a demanda, tendo a pior semana em quase um ano
O preço do petróleo caiu mais de 2% hoje, estendendo as perdas semanais para o pior desempenho em quase um ano, devido às preocupações sobre a demanda e ao fortalecimento do dólar.
Os futuros do petróleo Brent caíram 2,3%, para US$ 85,54 o barril, enquanto os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) recuaram 2,5%, para US$ 78,59 o barril. Ambas as referências caíram cerca de 9% esta semana, a maior queda semanal desde abril de 2022.
As preocupações com a demanda têm pesado sobre os preços do petróleo, pois os dados econômicos recentes mostraram sinais de desaceleração do crescimento global. A China, o maior importador mundial de petróleo, está enfrentando novos surtos de COVID-19 que levaram a restrições e prejudicaram a atividade econômica.
O fortalecimento do dólar também contribuiu para as perdas do petróleo, pois um dólar mais forte torna o petróleo mais caro para detentores de outras moedas. O índice do dólar, que mede o dólar em relação a uma cesta de outras seis moedas, subiu 0,3% hoje.
Além das preocupações com a demanda, a produção crescente nos Estados Unidos também está pressionando os preços. A Agência Internacional de Energia (AIE) disse em seu relatório mensal que espera que a produção de petróleo dos EUA aumente em 500.000 barris por dia em 2023, para um recorde de 12,3 milhões de barris por dia.
As perdas do petróleo hoje vêm após uma semana de negociações voláteis, com os preços oscilando em resposta a dados econômicos conflitantes e manchetes sobre a guerra na Ucrânia. Os traders estão agora olhando para a próxima reunião da OPEP+ em 4 de dezembro, onde o grupo decidirá sua política de produção.
Comments